Tenho este vaso com essa planta que floresce vez ou outra. No entanto, às vezes vêm esses pontos pretos (que acho que vêm das formigas que têm nela, não são grandes nem cortadeiras). O que posso fazer para me livrar desses pontos pretos e fazer a planta ficar mais “viva”?
Muito obrigado.
3 curtidas
Fala, Matheus!
Consegue mandar uma foto pra gente ter uma ideia melhor?
Pelo que você indicou, esses pontinhos pretos podem ser pulgões.
Neste caso, existe um remédio caseiro bem simples: misture 1 litro de água + 1 colher de sopa de detergente + 1 colher de sopa de óleo. Pode aplicar uma vez por semana até os pontinhos pretos sumirem.
Basicamente, o detergente dissolve a proteção que envolve o corpo dos pulgões, o que faz com que eles desidratem. Já o óleo cria uma camada impermeável ao redor deles, o que dificulta sua respiração. Aplique pelo menos 2 vezes, pois o simples ato de borrifar, na segunda vez, tira o que restou dos pulgões da sua planta.
Outra alternativa é o óleo de neem, que também tem um efeito legal pra controle de pulgões e possui uma propriedade inseticida que protege a planta de ataques futuros. Você consegue comprá-lo tranquilamente tanto pela internet quanto em alguma loja agropecuária ou de produtos para jardinagem na sua região. Se preferir esta opção, basta seguir as instruções para mistura indicadas pelo fabricante. Algumas gostas de detergente ajudam no processo, visto que a diluição de óleo em água pode ser difícil.
Uma última dica, para finalizar: sempre aplique no final da tarde, para evitar que as folhas queimem.
Depois conta aqui se funcionou!
2 curtidas
Fala Raí! Obrigado, achei que eu tinha adicionado foto, segue ela em anexo!!!
E obrigado pelas dicas! Vou aplicá-las!
2 curtidas
Fala Matheus, tudo bem? Realmente são pulgões. Eles costumam atacar plantas que estão sob algum nível de stress. To vendo que é uma Kalanchoe, é uma planta de sol, como está a luminosidade dela? ela também não gosta de excesso de água! Em casa uso bastante óleo de neem para esses casos, existem inclusive preparados prontos que é só borrifar 1x por semana que resolve
1 curtida