Tenho um plantio puro de café na Bahia e quero sombrear. Posso fazer isso a qualquer momento ou é melhor esperar a renovação da roça?
Olá, Luiza!
Não é necessário esperar a renovação da roça para realizar o plantio, até porque as árvores que você plantar para realizar o sombreamento, levarão algum tempo para sombrear o café. Sugiro apenas que realize o plantio no inicio da época chuvosa, para garantir o pegamento das mudas e para não criar uma demanda desnecessária de rega.
Aproveito também para recomendar espécies arbóreas fixadoras de nitrogênio e que possuem copa permeável a luz, como por exemplo: Angelim-vermelho (Dinizia excelsa), Jacarandá-da-bahia(Dalbergia nigra), Vinhático (Plathymenia reticulata).
Espécies como os Ipês/pau-d’arcos (Handroanthus spp., Tabebuia spp.) também são muito interessantes, apesar de não fixarem nitrogênio, sua madeira possui um alto valor agregado!
Caso opte por plantar qualquer uma dessas espécies com objetivo de um dia vender sua madeira, apenas tenha em mente que será necessário a realização de podas com alguma frequência.
Espero ter ajudado ![]()
Saudações amigos agroflorestais! E sobre espaçamento para arábica e conilon, algumas dicas para quem vai começar a implantação?
Fala, Guilherme! Seja bem-vindo ao fórum agroflorestal CL!
O espaçamento normalmente varia de acordo com relevo, incidência solar, cultivar, mecanização, entre outros fatores. Para arábica, costuma ser mais adensado do que para conilon, mas isso também varia em função do estilo de plantio e consórcio que você busca.
Abaixo, envio algumas referências legais sobre o tema:
Implantação de cafezais, EMATER-MG, Arábica
Manejo da Cultura do Café Conilon: Espaçamento, Densidade de Plantio e Podas, Incaper