Transição do manejo da mato-competição

Olá agroflorestoras e agroflorestores do Brasil!
Em sistemas agroflorestais orgânicos, de médio a longo prazo, qual tem sido a experiência de vocês com o manejo da matocompetição em áreas onde o sombreamento parcial começa a reduzir a necessidade de roçadas frequentes?
Tenho observado que, dependendo da densidade de copa e da composição florística, a supressão natural de plantas espontâneas muda radicalmente — às vezes reduzindo a biomassa aérea, mas mantendo alta atividade radicular e micorrizas no solo.
Como vocês equilibram o momento de reduzir intervenções (roçadas, capinas) sem perder o controle sobre o equilíbrio entre cobertura viva, matéria orgânica e competição por nutrientes?

2 curtidas

Oi Rafael, bem legal sua pergunta. Acho que tudo vai depender da composição florística de espontâneas que passam a existir na área com o aumento do sombreamento. Pela minha experiência, conforme os capins vão dando lugar a plantas menos competitivas que a brachiaria por ex, da para reduzir bem a frequência de roçada, mantendo assim uma cobertura viva + morta bem eficiente. Além disso, há uma tendência em muitos locais de surgirem leguminosas fixadoras espontâneas, o que favorece também a ciclagem na área.

Em resumo, acho que a tomada de decisões sobre frequência de roçada/competição vai de caso a caso, conhecendo o sítio, as espécies, entendendo aquelas que podem competir com as culturas principais e as que são estratégicas de tirar ou deixar. No geral, o aumento na diversidade florística com o sombreamento tende a aumentar a ciclagem de nutrientes e favorecer interações microrrizicas, etc.